Notícia postada dia 04/02/2018 às 18h18

XIV MOSTRA DE CINEMA ATUAL ESPANHOL

Como todos os anos o Escritório Cultural da Embaixada da Espanha, com o apoio dos Institutos Cervantes no Brasil, produz e organiza a Mostra de Cinema Atual Espanhol que se exibe durante o ultimo trimestre de cada no. Dando continuidade à Mostra este ano se exibirá nas principais 14 capitais de Brasil, com os títulos: Felices 140, Noite de verão em Barcelona (Barcelona, Nit d’Estiu), A minha grande noite, Truman e Nem tudo é vigília.

 

Estes filmes foram selecionados para representar diferentes paisagens geográficas e sociais, são historias que  representam una temática variada com historias de jovens e de avós. Todos os filmes estão em verão original com legendas em português. Felizes 140 acontece nas Ilhas Baleares, Noite de Verão em Barcelona em Barcelona, Truman em Madri, Não tudo é vigília, num pequeno vilarejo do interior da Espanha, enquanto que A Minha grande noite os personagens não podem sair de um platô de televisão.

 

A minha grande noite.  2015 José está desempregado e é enviado para trabalhar pela ETT como figurante em uma gravação de um programa especial de ano novo em pleno agosto. Centenas de pessoas, assim como ele, passam enclausuradas uma semana e meia, dia e noite, enquanto fingem rir, festejando estupidamente a falsa chegada do novo ano. Alphonso, a estrela da música é capaz de tudo para certificar-se de que sua atuação terá o máximo alcance. Adanne, seu adversário, jovem cantor latino, é assediado pelos fãs que têm o objetivo de chantageá-lo. O que ninguém espera é que a vida de Alphonso esteja em perigo. Existe espaço para o amor no meio desse caos?

 

Nem tudo é vigilia; Antonio e Felisa vivem juntos em um pequeno povoado há mais de 60 anos. Suas forças começar a fraquejar e o seu estado de saúde, cada vez mais frágil, os impede de cuidarem um do outro. Como uma ameaça, aparece no horizonte a possibilidade de ter que abandonar a sua casa e ir para um lar para idosos. O filme retrata o carinho na velhice, as noites em claro por medo da solidão, a morte e a separação do ser amado, o medo de ambos em deixar a sua vida em mãos alheias e perder a sua independência

 

Truman: Julián, um ator cinquentão, fez o que queria durante toda a sua vida. Agora, doente, pensa fazer o mesmo em relação à sua morte. Enquanto Julián organiza o seu próprio final, Tomás, seu melhor amigo chega do Canadá de surpresa. Durante quatro intensos dias os dois amigos vivem situações peculiares, inesperadas e cômicas entre idas e vindas pela cidade. Julián não se apresentará no teatro no qual atua. Frente à perplexidade de um vendedor escolherá o caixão mais arrojado. Organizarão uma festa de despedida e improvisarão uma viagem de um dia para Amsterdã para ver, pelar última vez, o seu filho Nico. Tudo isso enquanto solucionam a principal preocupação de Julián: encontrar um novo lar para Truman, seu cachorro.

 

Noite de verão em Barcelona. Seis histórias de amor entrecruzadas que acontecem durante a noite do dia 18 de agosto de 2013 quando o cometa Rose cruzou a cidade de Barcelona oferecendo um espetáculo único que não se repetirá por séculos. Por um lado, Joan organizou um jantar em sua casa com a desculpa de ver o cometa e convidou seus amigos, entre eles Judit, por quem sempre esteve apaixonado. Por outro lado, Guillem se apaixonou pela primeira vez por Sara, que está certa de que esta noite será o fim do mundo. Do outro lado da cidade, Roser está saindo com Ricard há um ano, mas hoje se encontrará com o seu ex, Albert. Paralelamente, Laura e Carles estão próximos de saber que serão pais. Enquanto isso, Oriol e Adrián colocarão a sua amizade à prova depois de conhecer a mulher de seus sonhos, Catherine. Finalmente, Marc e Jordi, companheiros de futebol terão que repensar sua relação secreta

 

Felices 140, Elia faz 40 anos e, para celebrar, reúne amigos e familiares em uma casa luxuosa de uma zona rural. Tem algo muito importante para dizer-lhes: que é ganhadora do prêmio de 140 milhões que a loteria europeia Euromillón, sorteou esta semana. A partir deste momento, o ambiente começa a ficar estranho e o que a principio parecia alegria compartilhada começa a se transformar em uma série de armações para tentar ficar com o dinheiro da sortuda.

 

Programação: