Notícia postada dia 07/03/2018 às 12h43

Ciclo de Cinema Espaço Feminino

O Escritório Cultural da Embaixada da Espanha e o Instituto Cervantes abrem a programação cultural de 2018 com Mostra Cinematográfica cujas protagonistas são mulheres.

 Dias 8, 9 e 10/03. Entrada franca

 

O Escritório Cultural da Embaixada da Espanha e o Instituto Cervantes de Brasilia apresentam uma programação feita especialmente para o Dia da Mulher.

 

Dia 8 de março, quinta-feira, às 19 horas: conferência por Elena Cordero sobre a representação e a presença da mulher no cinema espanhol, e exibição do filme “La Novia” dirigido por Paula Ortiz, com legendas em português.

 

Dia 9 de março, sexta-feira, às 19 horas: conferência por Tânia Fontenele sobre o papel das mulheres na construção de Brasília e exibição, com legendas em português, do documentário “Poeira e Batom”.

 

Dia 10 de março, sábado, às 16 horas: projeção das curtas metragens em espanhol, sem legendas: “Chicas Day”, “Mi otra mitad”, “Propiedad privada”, “Pipas” e “Qué divertido”.

 

Estes filmes foram selecionados para representar diferentes visões femininas e sociais, cujas histórias representam una temática variada sobre a questão de gênero. No filme “La Novia”, a diretora se baseou na obra de Bodas de Sangre de Federico García Lorca. “Poeira e Batom” trata sobre o magnífico trabalho de construção da nova capital desde a perspectiva das mulheres pioneiras.

 

A mostra acontecerá no Instituto Cervantes (SEPS 707/907 sul).

 

Filmes

 

La novia. Dir. Paula Ortiz. 2015. 93 min.
Filme ganhador de vários prêmios, entre eles dois Goya à melhor direção de fotografia e à melhor atriz.
Sinopse: Dois homens e uma mulher, um amor e o desejo mais forte do que a lei e da natureza selvagem do mundo que os rodea. Triângulo amoroso.

 

Poeira e Batom. Dir. Tânia Fontenele. 2010. 58 min.
Sinopse: Poeira e Batom mostra a participação das mulheres no processo inicial da criação da nova capital do Brasil, construída entre 1956 e 1960. Apresenta relatos de 50 mulheres que trabalharam em vários ofícios, costureiras, lavadeiras, cozinheiras, professoras.

 

Curtas metragens

 

Chicas Day. Dir. Susan Bejar. 2013. 10 min. Hoje o dia é delas e tudo está permitido…mas não se esqueça que é um jogo.

 

Mi otra mitad. Dir. Beatriz Sanchís. 2010. 18 min. Adrian e Andreia estão juntos desde o momento em que nasceram. Uma estranha deformidade ótica faz com que eles vejam o mundo de forma totalmente diferente.

 

Propiedad privada. Dir. Ángeles Muñiz. 2006. 16 min A verdadeira situação de vida da protagonista, Marta, em sua intimidade, não reflete sua posição social, nem na amabilidade de Carlos com a família ou das amizades de sua companheira.

 

 

Pipas. Dir. Manuela Moreno. 2013. 4 min. Existe maior cumplicidade entre duas amigas do que um saco de sementes de girassol?

 

Qué divertido. Dir. Natalia Mateo. 2010. 10 min. Pai e filho visitam as redondezas do povoado onde o pai morou quando era criança. Muitas coisas mudaram, inclusive eles. Agora ele é muito urbano. Mesmo assim, tentam aproveitar um dia no campo.
Serviço
Ciclo de Cinema Espaço Feminino
Data: de 8 a 10/03Horários: vide programação
Local: Instituto Cervantes de Brasília – SEPS 707/907 Lote D Telefone: 3242-0603
Entrada franca