Notícia postada dia 25/04/2018 às 11h43

Exposição “El Pixel Protector”

A Embaixada da Espanha e o Instituto Cervantes de Brasília inauguram no próximo dia 5 de abril às 19 horas, a exposição “El Pixel protector” do fotógrafo espanhol Javier Hirschfeld Moreno (Málaga, 1979), nas instalações do Instituto Cervantes (SEPS 707/907).

“El Pixel Protector”, do artista malaguenho Javier Hirschfeld, é um projeto inovador fotográfico com o qual o artista pretende “que as pessoas tomem consciência sobre a dupla moral na imagem e na representação”.

A Obra de Hirschfeld indaga questões mais profundas sobre o desperdiço de produção de imagens numa época em que o consumo de imagens, conteúdo e histórias em formato digital está ao alcance de qualquer um.

Somos empurrados a avaliar a ética e as diferenças que saltam à vista respeito a como os menores europeus e norte-americanos estão protegidos pelas leis de proteção de dados, enquanto as crianças africanas não têm as mesmas salvaguardas. Assim, o pixel, é ferramenta empregada nos contextos ocidentais para salvaguardar e proteger sua intimidade.

Formado em história da arte, desde 2012 forma parte do coletivo artístico “Los interventores” na cidade de Málaga (Espanha). Como comissário trabalhou em varias ocasiões com a Aliança Francesa da cidade de Málaga e com a de Bilbao, assim como com a Galeria Gazzambo, La Casa Invisible e o Relais de L´Espadon em Senegal. Como artista, em 2013 e 2014, ganhou o premio SOS Racismo e, em 2015, o premio Pilar Citoler. Participou em férias de arte de todo o mundo como a Fotofever Paris, UIA em Bruxelas, ARtPhoto BCN e Artilibris em Barcelona. Suas exposições tiveram lugar em cidades como Málaga, Granada, Madri, Londres, Whasington, Dakar, Cambridge e Paris. Entre as exposições podemos destacar Wl Pixel protectos (2016), Mais Morena (2014) e Málagorée: de puerto a puerto (2013).

 

Título: El pixel protector
Lugar: Instituto Cervantes de Brasília (SEPS Q 707/907, Brasília, DF)
Abertura: 5 de abril às 19h
Datas: De 5 de abril a 5 de maio
Horarios de visita: Segunda a sexta-feiras, das 8h30 às 19h30 / Sábados de 8h00 às 13h00