Notícia postada dia 22/08/2018 às 00h11

XV MOSTRA DE CINEMA ATUAL ESPANHOL 2018

Um ano mais o Escritório Cultural da Embaixada da Espanha, com o apoio do Instituto Cervantes, produz a Mostra de Cinema Atual Espanhol, que tem lugar durante o ultimo trimestre de cada ano. Dando continuidade à Mostra este ano se exibirá em 9 capitais do Brasil, com os títulos: A Noiva, Desnorteados, Sete minutos depois da meia noite, A Colmeia e Doñana. 4 estações.

 

Filmes como A Noiva e Sete minutos depois da meia noite mostram a qualidade que o cinema espanhol tem conseguido durante os últimos anos. A Noiva adapta com uma fotografia de grande qualidade uma das obras mais importantes de Federico García Lorca, “Bodas de Sangre”. Além disso, em Sete minutos depois da meia noite se reúnem realidade e animação com grande originalidade. Por sua vez, Desnorteados mostra com ironia a realidade da juventude atual espanhola como consequência da recente crise econômica. Como nas edições anteriores, a Mostra inclui um documentário que desta vez descreve o valor ecológico do Parque Nacional de Doñana, o mais antigo da Espanha.

 

Finalmente, não queremos deixar de fazer uma homenagem aos quarenta anos da promulgação da Constituição de 1978 que deu inicio à etapa democrática na Espanha. Para isso escolhemos o filme A colmeia de Mario Camus. Ainda que seja um filme produzido nos anos do movimento “contracultural” conhecido como “La Movida”, apresenta uma linguagem diferente e menos atrevida que outras propostas da época. Porém, aborda temas de atualidade que durante a época da ditadura franquista foram censurados como foi a homossexualidade, a prostituição e o sexo. Ganhadora do Urso de Ouro no Festival de Berlin de 1983 deu uma grande projeção internacional ao cinema espanhol tornando-se uma referência fundamental na história do cinema espanhol.

 

A Noiva (2015) Diretora: Paula Ortiz / Gênero: Drama, Romance / Duração: 93 min. / C.I.: 12 anos

 

Desde pequenos, Leonardo, o noivo e a noiva formaram um triangulo inseparável, mais quando se aproxima a data do casamento às coisas se complicam porque entre ela e Leonardo sempre houve algo mais que amizade. A crescente tensão entre ambos é como um elo invisível que não se pode explicar mais tão pouco se pode romper.

 

 

Sete minutos depois da meia noite (2016) Diretor: J. A. Bayona / Gênero: Drama / Duração: 100 min. / C.I.: 12 anos

 

Após a separação de seus pais, Connor, um menino de 12 anos, terá que ocupar-se das tarefas de casa, pois sua mãe está doente com câncer. Frente a isso, o menino tentará superar seus medos e fobias com a ajuda de um monstro, mais suas fantasias terão que enfrentar-se não somente com a realidade, mais também com sua fria e calculista avó. Com este novo trabalho J.A. Bayona fecha sua trilogia sobre as relações entre mães e filhos que iniciou com “El Orfanato” e continuou com “Lo imposible”.

 

A Colmeia. (1982) Diretor: Mario Camus / Gênero: Drama / Duração: 105 min. / C.I.: 12 anos

 

“La Colmena”, baseada no libro homónimo de Camilo José Cela, é um reflexo da áspera e dolorosa realidade após a guerra civil espanhola. A ação tem lugar no café “La Delicia” de Madri, em plena pós guerra espanhola.

 

Desnorteados (2015) Diretor: Nacho G. Velilla / Gênero: Drama, Comédia / Duração: 102 min. / C.I.: 10 anos

 

Hugo e Braulio, dois jovens com formação universitária, cansados de não encontrar trabalho na Espanha, decidem emigrar para a Alemanha após assistir “Espanhóis pelo mundo”, um programa que apresenta histórias de sucesso de espanhóis emigrantes. Mas logo eles descobrirão que perseguir o sonho alemão pode ser muito apavorante.

 

Doñana. 4 estações  (2014) Diretor: Javier Molina Lamothe / Gênero: Documentário / Duração: 90 min. / C.I.: Livre

 

Este documentário fala sobre o ciclo anual de um símbolo natural da Espanha, o Parque Nacional de Doñana que fica na região de Andaluzia. É um relato que mostra a biodiversidade, as mudanças estacionais.

 

SERVIÇO

Salvador

29 de agosto 2 de setembro

Sala Walter de Silveira

Rua General Labatut, n 27 – subsolo da Biblioteca Pública dos Barris

 

Aracaju

12 a 16 de setembro

Cinema Vitória

Rua Laranjeiras, 313, centro

 

 

Belo Horizonte

23 a 28 de outubro

MIS Cine Santa Tereza

Rua Estrela do Sul, N.º 89, Santa Tereza

 

Palmas

5 a 9 de setembro

Espaço Cultural Jose Gomes Sobrinho

Área Verde da Quadra 302 Sul, Avenida Teotônio Segurado. S/Nº, Plano Diretor Sul

 

Manaus

15 a 19 de outubro

Teatro Gebes Medeiros

Av. Eduardo Ribeiro, 833 – Centro

 

Porto Alegre

30 de agosto a 5 de setembro

Cine Santander Cultural

Rua Sete de Setembro, 1028

 

Curitiba

26 a 30 de setembro

Cinemateca

Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 1174

 

São Paulo

11 a 13 de outubro

Museu da Imagem e do Som

Av. Europa, 158 – Jardim Europa

 

Brasília

3 a 7 de outubro

Cine Brasília

EQS 106/107 – Asa Sul

 

Veja a programação completa