Notícia postada dia 26/09/2018 às 18h23

Guitarrísimo: Ciclo de violão espanhol em São Paulo

A Unibes Cultural recebe nos dias 5, 21 e 27 de outubro o Guitarrísimo, um ciclo de concertos de violão clássico organizado em parceria com a Embaixada da Espanha no Brasil, o Consulado Geral da Espanha em São Paulo, o Instituto Cervantes com o apoio da Air Europa. O objetivo dos concertos gratuitos é aproximar o público brasileiro de alguns dos maiores instrumentistas da Espanha das últimas duas décadas, contando, por meio da música, um pouco da história e da importância do violão clássico para a cultura espanhola.

A programação contemplará todo um percurso histórico, que transita pela vihuela, o violão barroco e o violão romântico até chegar ao violão contemporâneo, reunindo algumas das melhores composições para o violão da Espanha e da América Latina. José Miguel Moreno, considerado pelos críticos como um dos principais do mundo em instrumentos de corda; Marcos Martín, concertista com mais de 40 anos de carreira e professor do Conservatório Profissional de Música de Salamanca; e David Martínez García, professor do Conservatório Superior de Música de Málaga e ganhador da Medalha de Prata dos Jovens Intérpretes da Juventude Musical de Granada, são os três que concertistas espanhóis que se apresentam na Unibes Cultural.

“Geralmente há uma aparente contradição em relação ao violão clássico: por um lado, sua contribuição para a história da música é reconhecível, mas, por outro, devemos notar que sua presença no palco não é muito frequente. Não é habitual que concertos de violão sejam programados em salas filarmônicas e concursos de violão clássico não são abundantes, além de composições para este instrumento também não serem muito numerosas. Por isso a importância de termos o ciclo Guitarrísimo”, comenta Juan Carlos Vidal, diretor do Instituto Cervantes de São Paulo.

“Acreditamos que o público brasileiro e as gerações com interesses musicais merecem uma abordagem direta com o que significa o violão, sua profunda razão cultural e histórica de ser. Esta será uma grande ocasião que permitirá aproximar o público brasileiro de uma das grandes manifestações do espírito humano”, explica Vidal.

As inscrições gratuitas para os três concertos do ciclo podem ser feitas pelo site da Unibes Cultural.

 

Programação:

5/10 – 20h30
“O violão espanhol 1500 – 1700: vihuela e violão barroco”,
com José Miguel Moreno
O intérprete é considerado por unanimidade pelos críticos como um dos principais do mundo, tendo lançado inúmeros álbuns e atuado nos mais importantes festivais de música antiga da Europa e América.

 

21/10 – 17h

“O violão clássico-romântico: música de Fernando Sor y Dionisio Aguado”,
com Marcos Martín
Com mais de 40 anos de carreira, o concertista é professor do Conservatório Profissional de Música de Salamanca e, além da música clássica, romântica e contemporânea, trabalha com o repertório renascentista e barroco, com violões de onze e treze cordas.

 

27/10 – 19h

“O violão espanhol e latino-americano da segunda metade do século XIX e do século XX”,
com David Martínez García

O intérprete iniciou seus estudos aos sete anos e possui as mais altas honras acadêmicas, entre elas, os Prêmios Extraordinários Graduação Elemental e Professional e a Medalha de Prata dos Jovens Intérpretes da Juventude Musical de Granada. Atualmente é professor do Conservatório Superior de Música de Málaga.

 

Serviço:

Ciclo Guitarrísimo

5/10, 20h30

21/10, 17h

27/10, 19h

 

Inscrições gratuitas pelo link clique aqui

Unibes Cultural: Rua Oscar Freire, 2.500, Sumaré, São Paulo, SP (ao lado da estação Sumaré do metrô) | Novo horário de funcionamento: de terça-feira a domingo, das 10h às 19h

 

Sobre a Unibes Cultural

Ao completar dois anos de atividade, a Unibes Cultural consolida seu papel de hub da cultura, do empreendedorismo criativo e das causas sociais na cidade de São Paulo, ao convergir, conectar e distribuir cultura e diferentes conhecimentos. Assim, o centro cultural assume a vocação não só de formador de público, mas também de agente transformador do cenário cultural. A estratégia não é criar uma nova agenda para São Paulo, mas potencializar o que já é feito por meio de espaço, encontros, debates e reflexões para todos que querem ajudar a preparar a cidade para o futuro. http://unibescultural.org.br/

 

Informações para a imprensa sobre Unibes Cultural:

Rika Cerutti – rika.cerutti@loures.com.br

(11) 2391-5005

(11) 98663-6654