Notícia postada dia 23/10/2018 às 18h54

UMA NOITE DE ESPANHA. ZARZUELAS E EL AMOR BRUJO

A Embaixada da Espanha, o Consulado Geral da Espanha no Rio de Janeiro e Acción Cultural Espanhola em parceria com o Teatro Municipal do Rio de Janeiro e a Orquestra Sinfônica do Brasil apresentam nos dias 27 e 30 de outubro “Uma noite da Espanha. Zarzuelas y El Amor Brujo”, um concerto de música clássica regido pelo maestro espanhol Cristóbal Soler e acompanhado pela mezzosoprano Lorena Valero.

 

O concerto se divide em duas partes. A primeira dedicada à Zarzuela, com peças de autores como Federico Chueca (1846-1908), Ruperto Chapí (1851-1909), Pablo Luna (1880-1942) e Gerónimo Giménez (1854-1923). Na segunda parte se desenvolverá “El amor brujo” do grande autor espanhol Manuel de Falla (1876-1946).

 

Considerado um dos maestros mais importantes da sua geração, Cristóbal Soler tem desenvolvido uma trajetória em constante ascensão, com um amplo repertório, tanto no campo sinfônico como no gênero lírico. A crítica tem sido unânime ao destacar seu carisma na interpretação, além de uma precisa e consolidada técnica de direção. Tudo isso, fruto de uma formação rigorosa em Viena, estudando o grande repertorio centro-europeu dos séculos XIX e XX, com grandes diretores como Nikolaus Harnoncourt, Wolfgang 
Sawallisch, George Prêtre, Vladimir Fedoseyev e Mariss Jansons.

 

Lorena Valero estudou em Viena com a mezzosoprano Margarita Lilova (Kammersängerin e professora de canto na Faculdade de Música de Viena), depois de obter o titulo profissional de Canto no Conservatório Superior do Liceu de Barcelona. Na sua formação artística é preciso destacar seus estudos com Ghena Dimitrova, Jerzy Artisz, Wolfram Rieger, Helmut Deutsch, Mtro. Renzetti e Mtro. Collado. Começou sua trajetória profissional como soprano lírica, desenvolvendo os papéis principais do grande repertório operístico: Violetta de La Traviata, de G. Verdi, com a Orquestra e o Coro do Teatro da Opera Nacional de Odessa. Pouco a pouco, sua voz foi experimentando uma evolução natural até chegar a ser mezzosoprano. Desde esse momento, tem recebido muitos conselhos de artistas tão importantes como Dolora Zajick e Plácido Domingo.

 

 

SERVIÇO

 

1ª apresentação

27 de outubro de 2018

19h30

Teatro Municipal do Rio de Janeiro

Praça Floriano, S/n, Centro

 

2ª apresentação

30 de outubro de 2018

20h00

Teatro Municipal do Rio de Janeiro

Praça Floriano, S/n, Centro

 

Ingressos

A partir de R$ 10

Bilheteria do Teatro Municipal

www.ingressorapido.com.br